segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

As TIC

Não há mais como negar que as tecnologias da informação e da comunicação revolucionaram as tradicionais formas de circulação social dos textos verbais e não verbais. Diante disso, demandas são colocadas ao processo de ensino e aprendizagem, que envolvem as questões de como utilizar essas diferentes linguagens mediáticas na escola de forma a potencializar a construção de saberes significativos para a actuação dos alunos no mundo hoje. Ideias e concepções educativas são reveladas na organização de espaços e tempos escolares, na disposição de materiais e mobiliários, no acolhimento e socialização dos equipamentos. Da mesma forma, o pensamento sobre o lugar que as tecnologias e as novas linguagens de comunicação ocupam na escola é evidenciado no quotidiano das actividades pedagógicas.
Crianças, jovens e adultos são atraídos pelo universo mediático onde diferentes linguagens circulam. A televisão, o rádio, a impressa, e a Internet podem se constituir em excelentes recursos mobilizadores para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita. Criar espaços de participação interactiva e construção colectiva de projectos com o uso dessas novas formas de linguagem e estabelecer diálogo entre elas é o nosso grande desafio neste projecto. As TIC contribuem para o desenvolvimento de acções que articulem o projecto pedagógico, a construção do currículo e a aprendizagem de conteúdos necessários para o manuseio e utilização de ferramentas e recursos tecnológicos, visando à formação de usuários competentes e autónomos. Constitui-se, portanto, numa referência prático-metodológica que procura o planeamento, a elaboração do plano de aula, o registo, a avaliação pautada nos objectivos propostos em cada actividade e nas etapas a serem desenvolvidas que considerem o ANTES: o que o aluno já sabe sobre o tema e recursos a serem utilizados, o DURANTE: as acções a serem realizadas que atendam aos objectivos propostos e o DEPOIS: a avaliação das aprendizagens tanto em relação aos conteúdos quanto às habilidades desenvolvidas no manuseio dos recursos tecnológicos. Como a sua própria designação indica, as TIC fornecem competências nas áreas de tratamento da informação e da comunicação. Os meios informáticos podem, em princípio ajudar-nos a aprender a organizar melhor a informação que é colocada ao nosso dispor, bem como aprender a pesquisar novas fontes de informação. Permitem-nos também melhorar a qualidade e a apresentação dos trabalhos produzidos sob a forma de documentos impressos e apresentar trabalhos em novos formatos (apresentação no computador, na Internet, etc). Na comunidade educativa (professores, alunos, funcionários e encarregados de educação) as TIC são consideradas ou como ferramentas indispensáveis do quotidiano ou como uma adversidade imposta pelos pressupostos da actualidade.

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