O Badminton para pessoas com comprometimentos funcionais na área motora, recebe também outros nomes, como:
ParaBadminton: É o nome recomendado pela IBAD para uso a partir de 2010. O termo "para" tem duas conotações: PARAPLEGIA e PARAOLÍMPICO. Apesar da modalidade não ser destinada somente aos paraplégicos o termo "PARA" é muito usado nos desportos para a pessoa com deficiência. O Badminton é um para-desporto mas ainda não é paraolímpico e a utilização do termo serve como pressão aos órgãos competentes para a sua implantação nos jogos, além de passar a informação de paraolimpíada.
Badminton Adaptado: Termo utilizado em vários países (Espanha e Portugal por exemplo) inclusive no Brasil. É um termo abrangente e atende a qualquer adaptação e adequação feita no Badminton "convencional" e abre possibilidades para a utilização do esporte para todos: idosos, crianças e pessoas com deficiências.
Rolli-Badminton: É como a modalidade é conhecida na Alemanha, remete a cadeira de rodas.
Badminton Paraolímpico: Termo não muito adequado (por enquanto), pois a modalidade "Badminton Adaptado" - (ParaBadminton) não é um desporto paraolímpico.
Badminton para Descapacitados ("Badminton para Deficiêntes" )- Usado nos países de língua Espanhola.
Badminton for Disabled people. – (" Badminton para pessoas com deficiências").
Badminton Wheelchair – "Badminton de cadeira de Rodas"
Obs: Quando a CBBd começou a usar o termo Badminton Adaptado era este o termo mais aceite pela IBAD na época. Hoje iremos utilizar os dois termos (Adaptado e Parabadminton) para que leve a uma popularização dos termos. Os dois termos são considerados corretos e mais adequados pela IBAD.
Fonte: ParaBadmintonBrasil
In: http://parabadminton.blogspot.com/2010/02/nomenclatura.html
Sem comentários:
Enviar um comentário