domingo, 28 de novembro de 2010

Portugueses fazem descoberta sobre o envelhecimento humano

Um grupo de investigadores portugueses descodificou a evolução do telómero, uma estrutura dos cromossomas que desaparece ao longo da vida e cuja descoberta valeu um prémio Nobel no ano passado, tendo os resultados sido publicados na revista Nature.

O telómero, explicou à agência Lusa um dos responsáveis pelo estudo, é «uma estrutura que está dentro das células, é a ponta dos cromossomas».
«Pode parecer estranho, mas muita coisa se passa nas pontas dos cromossomas. O prémio Nobel do ano passado foi atribuído à descoberta desta estrutura. Os telómeros são pensados por muita gente como se fosse o relógio molecular que potencialmente está na origem do menor tempo de vida, ou seja, a razão pela qual nós envelhecemos», disse Miguel Godinho Ferreira, investigador principal do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC).
O investigador explicou que «os telómeros desaparecem ao longo da vida e isto faz com que as células parem de se dividir», acrescentando que «talvez seja esta a razão pela qual envelhecemos».
Pode comparar-se esta estrutura às capas plásticas protectoras dos atacadores de sapatos. «Perdendo-se estas capas, os atacadores desfiam-se e vão desaparecendo. Da mesma forma, os telómeros encurtam ao longo das sucessivas divisões celulares ao longo da vida de um organismo», disse.
«Nós sabemos que existe uma estrutura que se desgasta ao longo do tempo, que quando somos novos é longa e quando somos velhos é curta. E que quando é curta lança sinais para as células pararem de se dividir. Nós descobrimos qual é a natureza dessa informação. Qual é a diferença entre o telómero protegido e um telómero curto que não dá essa proteção. É isso que vai sair agora na revista Nature», referiu.

«Os telómeros curtos estão associados a várias doenças que tem como consequência um envelhecimento precoce. Sabendo que existe uma diferença entre os telómeros protegidos e os não protegidos, nós poderemos fazer com que avancemos o alvo da nossa incidência terapêutica. Num futuro, pessoas que estejam interessadas em investigar drogas específicas para actuarem nessas doenças, com o nosso conhecimento elas vão saber onde actuar», esclareceu o investigador.

Fonte: Lusa
In: http://www.vilarformoso.com/SMF/index.php?topic=9129.0

sábado, 27 de novembro de 2010

GALERIA DE IMAGENS

























In:Google images

CBE estabelece colaboração com Universidade de Évora

O CBE iniciou uma colaboração com a Universidade de Évora, com o Curso de Educação Fisica e Desporto, no sentido de promover a modalidade junto dos alunos deste Curso, através de workshops, palestras e outras actividades, bem como possibilitar que os alunos deste Curso possam vir a integrar estágios curriculares no CBE ou noutros clubes.

Resultado deste principio de colaboração com o Proto-Departamento de Saúde e Desporto da Univ. Évora, um aluno deste Curso será desde já integrado na Comissão Organizadora do Torneio Luso-Espanhol, com o apoio do docente responsável pela cadeira de Organização de Grandes Eventos Desportivos, Prof. Dr. Mário Teixeira.

O CBE acredita que esta colaboração será francamente frutuosa para os alunos do Curso de Educação Fisica da UE, para o CBE e para a modalidade de um modo geral.


In:http://clubebadmintonevora.blogspot.com/2010/03/cbe-estabelece-colaboracao-com.html

CBE e Academia de Badminton assinam Protocolo de Colaboração

No decorrer do 4.º Torneio Luso-Espanhol, o Clube de Badminton de Évora e a Academia de Badminton, de Lisboa, liderada pelo treinador Daniel Moura e pelas altetas Filipa Lamy, Vania Leça e Dalila Belém, assinaram um Protocolo de Colaboração.Tendo em vista concretizar da melhor forma os seus objectos sociais, estas instituições acordaram mutuamente "participar activamente para o desenvolvimento das suas actividades desportivas, tendo elas sempre uma vertente competição e divulgação bem patente, e sempre numa perspectiva de formação de jovens".

No âmbito deste Protocolol, algumas das actividades previstas são:

1.1 Actividades de promoção e divulgação:
a. Actividades que envolvam espectáculos de Badminton, exibições e/ou outras;
b. Colóquios, forúns e/ou seminários;
c. Produção de materiais pedagógicos e educativos;

1.2 Actividades desportivas:
a. Estágios técnicos na cidade de Évora;
b. Organização de visitas e estágios colectivos, ou individuais, para jovens de Évora na Academia de Badminton, em Lisboa;
c. Formação de Professores de Educação Física, Treinadores de Badminton, e/ou outros;

1.3 Acções de solidariedade:
a. Participação activa em eventos de solidariedade;

1.4 Outras Acções:
a. Colaboração em outras acções que se venham a identificar, tendo em vista o bom cumprimentos dos objectos estatutários de ambas as Partes.
Este Protocolo teve como testemunhas o Prof. João Jorge Pombo e o José Bento, Sócios de Mérito da Federação Portuguesa de Badminton.
O CBE congratula-se com a assinatura deste Protocolo, considerando o mesmo um passo muito importante para o desenvolvimento da missão do CBE na cidade de Évora!

In:http://clubebadmintonevora.blogspot.com/search?q=CBE+e+Academia+de+Badminton+assinam+Protocolo+de+Colabora%C3%A7%C3%A3o+

Clube Badminton de Évora

Clube de Badminton de Évora
Avenida D. Leonor Fernandes, n.º 46
7005-000 ÉVORA

E-mail: cbe@portugalmail.pt

Tel: 96 152 1372 ou 96 325 68 99

in: http://clubebadmintonevora.blogspot.com

Treinos de Badminton em évora

Treinos do Clube de Badminton de Évora

O CBE informa todos os interessados que promove anualmente treinos para competição e para manutenção/recreação.

São treinos abertos, para todas as idades, devidamente acompanhados por técnicos do CBE, disponibilizando este clube as raquetes e volantes necessários aos mesmos.

Para a época 2009/2010 os treinos decorrem às segundas e quintas, entre as 20.00h e as 21.30h, na Escola Secundária Severim de Faria.

Mais informações através do 96 325 68 99 (José Sim-Sim) e do 96 152 13 72 (Henrique Sim-Sim), ou através do mail cbe@portugalmail.pt.

In: http://clubebadmintonevora.blogspot.com/

FUTVOLEI

Após alguma procura, aqui está um vídeo com boa qualidade onde se pode perceber como é o Futvolei.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

jogos

http://www.badminton-information.com/badminton-game.html

http://www.badminton-information.com/online-badminton-game.html

Campo


Badminton Court

Regras

A peteca oficial de badminton tem dezesseis penas de ganso, que pesam apenas cinco gramas e geralmente não duram mais que 5 "rallys" por partida.

Volante amador - Nylon
o volante, para o nivel amador, é feita de Nylon e geralmente tem uma cor amarelo limão. A rede fica a 1,55 metros do chão.
É normalmente disputado em quadras cobertas, sendo a quadra dividida por uma rede. O objetivo do jogo é, usando a raquete, rebater a volante sobre a rede para a quadra do adversário, sem deixar a peteca tocar no chão. Aquele que deixar a volante cair dentro do seu lado da quadra, ou rebater a volante para fora da quadra, perde a jogada. Se o jogador (ou parceiro) que ganha a jogada foi o que a iniciou, então marca-se um ponto e começa uma nova jogada; se não, passa a ser o adversário quem serve, e é esse que ganha o ponto,(igual as actuais regras do Volei, onde os pontos são corridos). O primeiro jogador a atingir 21 pontos ganha o jogo. O "game" pode chegar no máximo de 30 pontos, caso os jogadores empatem em 20 a 20 o jogo é prolongado para 22 pontos, caso empatem em 21 a 21 o jogo é prolongado para 23 pontos e assim até os 30 pontos máximos. O jogo tem duração máxima de três "games", o famoso melhor de três. Existe o intervalo de 2 minutos entre os jogos e o intervalo de 1 minuto quando alcançado os primeiros 11 pontos de um jogador por "game". Ganha o jogo quem vencer 2 "games".

Raquetes
Apesar da quadra de badminton ser menor que uma de tênis, a distância percorrida por um jogador de Badminton pode ser muito maior. Neste desporto, a força, a velocidade, a agilidade, a flexibilidade, os reflexos e a resistência são essenciais.
A modalidade é muito popular em países asiáticos, como Paquistão, Índia, China, Indonésia, Tailândia, Malásia e Japão, explicando assim o segundo lugar no ranking dos desportos mais praticados no mundo. Também conta com praticantes na Europa, na América do Norte, na América Central e na América do Sul. Países como Estados Unidos da América, México, Canadá, Peru e Brasil também estão entre os que praticam Badminton.


Fonte: wikipedia

História

Badminton ou badmínton é um desporto individual ou de duplas, semelhante ao tênis, praticado com raquete e uma peteca ou volante.
Esse esporte existe há mais de 2000 anos, sendo o mais rápido esporte de raquetes, com a peteca alcançando velocidades de até 350 km/h em um "smash".

Desde a Idade Média que na Inglaterra se conhecia um jogo infantil conhecido como Battlepads and Shuttlecocks, em que as crianças usavam uma raquete (Battlepad), semelhante à atual raquete de tênis de mesa, para manter no ar uma peteca(Shuttlecock). Os participantes da brincadeira colaboravam entre si para manter a peteca no ar o maior tempo possível.
A versão competitiva do jogo surgiu na Índia no século XIX, onde era chamado de Poona. Soldados do exército inglês interessaram-se e levaram a novidade para a Inglaterra em 1870.
O nome atual foi adaptado na década de 1860, com origem na Badminton House, a residência campestre do Duque de Beaufort em Gloucestershire na Inglaterra. Os convidados do Duque divertiam-se em bater uma peteca de um lado para o outro, com uma raquete, por cima de uma rede. A partir de então passou a ser conhecido como "o jogo de Badminton". O jogo continuou a ser praticado com as regras trazidas da Índia até 1887, quando um grupo de jogadores decidiu fundar um clube e ajustar as regras de hoje em dia.


Fonte: wikipedia